GOMA GUAR 500MG - ITAPHARMA
Descrição
Goma guar é uma goma obtida das sementes de Cyamopsis psoraloides e Cyamopsis tetragonolobus (Leguminosae) originária da Índia e do Paquistão, que cresce bem em regiões semiáridas. Contribui para o enriquecimento de solos pela fixação de nitrogênio atmosférico e é usada como alimento humano e para animais.
A Goma Guar obtida do endosperma das sementes de Cyamopsis psoraloides e Cyamopsis tetragonolobus, é a mucilagem (goma) mais estudada e, até o momento, a de maior importância do ponto de vista econômico.
É uma galactomanana, uma goma natural não iônica, constituída principalmente de polissacarídeos hidrofílicos de alto peso molecular, extraído dos cotilédones das sementes. Sua viscosidade é devida a ligações de hidrogênio e não ao inchaço ou dissolução em água.
A viscosidade em água fria é o parâmetro mais importante para a classificação da goma pois o uso na indústria de alimentos depende de sua capacidade de absorção de água e viscosidade. Entretanto, essas propriedades estão pouco relacionados com a pureza e sim com as técnicas de obtenção.
Em alimentos é aproveitada como espessante e fixador de agua livre e estabilizador de alimentos, como por exemplo em sorvetes, cremosos ou não, impedindo a formação de cristais. Em cosméticos age como espessante.
A propriedade das mucilagens de reter água explica sua ação laxativa ao formar o bolo fecal volumoso, evitando a absorção de água através das paredes dos intestinos e o endurecimento das fezes, ao mesmo tempo em que excitam, por via reflexa, as contrações intestinais.
No entanto, em certos casos, atuam como antidiarreicos, devido à sua natureza coloidal, impedindo a ação de substâncias irritantes e até de bactérias sobre a mucosa.
APLICAÇÕES
É usada como adjuvante à dietas e também é utilizada como moderador natural do apetite e como redutor do colesterol. Em obesidade, é usada também por sua propriedade formadora de massa que proporciona sensação de plenitude gástrica, quando ingerida com água.
CONTRA INDICAÇÕES
A Goma Guar pode causar distúrbios gastrointestinais, como flatulência, diarreia ou náusea, particularmente no início do tratamento. Devido ao risco de obstrução e ruptura, a Goma Guar não deve ser utilizada em pacientes com distúrbios esofágicos e/ou com obstrução intestinal. Não deve ser ingerido na forma de grânulos secos. A glicemia deve ser monitorada com cuidado durante a terapia inicial, para minimizar o risco de hipoglicemia. Existe o risco de a Goma Guar afetar a absorção de outras drogas.
Indicações
- É recomendada para emagrecimento, pois promove sensação de saciedade;
- É aplicada como espessante, agente suspensor e estabilizante em preparações orais, como bebidas, mousses, sorvetes;
- Utilizado como espessante em preparações tópicas;
- Normalização da função intestinal;
- Diminuição da absorção de colesterol e glicose;
- Redução do apetite;
- Redução da pressão arterial;
- Benéfica na Síndrome do Intestino Irritável;
- Benéfica para Aterosclerose.
Composição
- Goma guar – 500mg
Modo de Usar
- Tomar 2 cápsulas uma hora antes das refeições ou conforme a recomendação.
Advertência
- Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
- Estiver grávida ou amamentando, consulte um médico antes de usar este produto.
- Mantenha fora do alcance de crianças. Guarde em local frio e seco.
- Não misturar esse medicamento com outro tipo de estimulante drogas ou bebida alcoólica.
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- É recomendável uma dieta e exercícios físicos para auxiliar a redução de "peso".
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto recomenda- se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz do calor e da umidade. Nestas condições o medicamento se manterá próprio para o consumo respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
- Embora não existam contra-indicações relativas a faixas etárias recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
- Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
- O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
- Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
- "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
- Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista.
- Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia.